Search
Close this search box.

Caracal – SOF francesa treina REVO uma prévia do H-36 da FAB

As forças especiais francesas e helicópteros do Armée de l´Air participaram do exercício “Dark Dune”, em 24 a 28 abril 2017, na base americana de Mildenhall, na Inglaterra.

Nesta ocasião o Esquadrão de Helicópteros (Escadron d'Hélicoptères) EH 1/67 Pyrénées, da Base Aérea 120, Commandant Marzac, de Cazaux, treinou para qualificação de operações de reabastecimento em Voo (REVO), diurno e noturno, com aeronaves da USAF, MC130J Hercules, do 67th Special Operations Squadron.

Paralelamente o exercício permitiu ao Grupo de Ação (GRA) 12 Charlie (12C), ao 10º Comando de Paraquedista do Ar (Commando Parachutiste de l’Air -CPA), de realizarem vários saltos de qualificação a média e grande altitude.

Esperando a autorização para o reabastecimento a ser dada pela tripulação americana do MC130J, os pilotos do Esquadrão Pyrénées realizam os procedimentos: Ajuste dos dispositivos de segurança, análise das condições do vento, definir o ponto de contato e a liberação. Uma vez autorizada pela tripulação do MC-130J, o Caracal rompe o contato com a aeronave reabastecedora com os tanques plenos de combustível para cumprir a missão.

Dois Caracal do Armée de l´Air preparando-se para o REVO. 

Assim como os pilotos, os operadores do reabastecimento, comandantes e mecânicos do EH 1/67 compartilharam troca de experiências com as tripulações americanas da base americana, em Mildenhall, incluindo embarcando em vôos recíprocos no MC-130J e Caracal.

O exercício de uma semana permitiu que os pilotos do EH 1/067 Pireneus" para validar a sua qualificação vôo oferta e membros de 12 Charlie validar a sua qualificação SOGH, especialmente à noite. O exercício será repetido de 15 a 19 de Maio sobre a Base Aérea Cazaux.

O helicóptero Caracal tem a capacidade de realizar operações REVO, tanto de dia como de noite, para permitir a autonomia e infiltração atrás das linhas do inimigo. Em outras missões o reabastecimento permite que a aeronave fica na área de operação por um tempo maior: assim permite que o Caracal realize sua missão em curto espaço de tempo assim que for acionado.

H-36 CARACAL da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o processo de recebimento da primeira unidade do helicóptero H-36 Caracal na versão operacional.

O helicóptero na versão da FAB também será usado em missões de Forças Especiais e C-SAR (Combat Serch and Rescue).

No segundo semestre deverá ser realizados os testes de REVO com aeronave Hercules KC-130H da FAB.

A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolveu a Marinha, Exército e Aeronáutica na compra de 50 helicópteros da empresa Helibras, cuja fábrica fica em Itajubá (MG).

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter